Composta por 42 perfumes, a linha Traduções Gold Hinode traz as fragrâncias mais famosas e vendidas do mundo, com as maiores concentrações de essência do mercado a um preço mais acessível.
Nós percebemos muita desinformação sobre o Traduções Gold e percebemos que alguns clientes tem certo receio em compra-lo por achar que é um contratipo ou falsificação dos perfumes originais. Nesse artigo, iremos esclarecer as maiores dúvidas sobre esse incrível produto.
Qual a Origem da Essência?
A Hinode trabalha com dois grandes fornecedores de essências: A suíça Firmenich e a francesa Robertet.
A Firmenich SA é uma companhia suíça no ramo de fragrâncias e sabores. É a maior empresa privada nesse campo e é a número 2 no mundo. A Firmenich cria perfumes há 120 anos e já produziu um número grande de sabores bem conhecidos.
A Robertet está entre os top 10 desenvolvedores de ingredientes e aditivos de perfumes e sabores. Ela opera em fábricas na França (Sede), Turquia, Africa do Sul, Madagascar, Brasil e tem presença em outros 50 países. A Robertet é especializada no projeto, produção e marketing de produtos de perfumaria.
Essas 2 empresas (entre outras do mesmo ramo de negócios) são responsáveis por boa parte dos sabores de nossos alimentos e das fragrâncias dos perfumes que utilizamos. Elas produzem as fragrâncias dos perfumes de grife mais conhecidos do mundo.
Abaixo, mostramos um vídeo de uma entrevista com Christophe Maubert, presidente da Robertet, que confirma essa parceria entre a Hinode e essa incrível companhia.
O Traduções Gold é Autêntico?
A Hinode pega as essências fornecidas pelas filiais brasileiras dessas duas empresas e as usa para criar os perfumes da linha traduções Gold, envasando-os em frascos padronizados de 100ml em sua fábrica.
Mas usar essas essências não seria criar uma cópia (ou falsificação) do produto? Segundo o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) são registráveis como marca apenas sinais visuais. Os sinais sonoros, gustativos e olfativos não são protegidos pela lei brasileira.
Isso significa que qualquer empresa que tenha acesso aos fabricantes de essências pode fazer a importação dessa matéria prima e envasar com uma embalagem própria, com um nome exclusivo para o seu produto, desde que não utilize um nome já patenteado por outra empresa.
Portanto, o Traduções Gold não é uma cópia ou falsificação dos perfumes estrangeiros. Ele é um produto totalmente novo feito a partir as mesmas essências. A Hinode nem mesmo utiliza as formulações dos perfumes das grifes internacionais.
Tem Água na Composição?
Frequentemente os consultores da Hinode são questionados quanto a qualidade do Traduções Gold devido ao produto ter água em sua composição. Mas será que ter água na composição é mesmo um problema?
Basicamente, um perfume é composto por uma combinação de fragrâncias (um mix de substâncias vindas de plantas, de flores, de madeira e especiarias) com uma base hidro-alcólica – o que significa álcool e água.
A água sempre estará presente em um perfume. Nos Eau de Toalete (Eau significa água) será encontrado uma concentração maior de água e nos perfumes mais concentrados uma quantidade menor, mas sempre haverá água dentro da composição.
A água tem uma função importantíssima na composição do perfume. Ela ajuda a propagar a fragrância e melhorar o tempo de duração do perfume. A combinação de álcool e água controla a taxa de volatilização de toda a mistura e faz com que o perfume dure mais tempo na pele. Com apenas álcool e essência na composição, o perfume iria simplesmente evaporar.
Se quiser tirar a “prova final” sobre essa questão, vá a uma perfumaria e pegue um perfume importado. Certamente irá encontrar “Água” em sua composição.
Por que no rótulo da embalagem está escrito “Desodorante Colônia”?
Esta é uma questão que gera bastante confusão entre os consultores da Hinode. Entenda abaixo porque um produto pode ser Parfum ou Eau de Parfum, mas vir descrito na embalagem como desodorante colônia.
Entramos em contato com a ANVISA sobre essa definição de “Desodorante Colônia” e a relação com a concentração de essência no perfume e recebemos a seguinte resposta:
“Prezado (a) Senhor (a),
Em atenção a sua solicitação, informamos que em relação a informação da concentração da substância, esclarecemos que a informação solicitada não pode ser divulgada, pois está sob guarda desta Agência devido ao exercício de suas atividades de controle, regulação e supervisão. A negativa de acesso decorre do disposto no Art. 5o, § 2 do decreto 7.724 /12.
A Gerência Geral de Cosméticos não possui legislação específica sobre a concentração máxima ou mínima de fragrância para ser considerado um deo-colônia. ”
Portanto, a ANVISA não classifica os perfumes seguindo a classificação quanto a concentração da essência (como Parfum, Eau de Parfum, etc). A classificação em desodorante colônia ou deo-colônia é uma classificação padrão para produtos feitos e envasados em território brasileiro. Todos os produtos que se enquadram no grupo de produtos alcoólicos voltados à perfumaria são denominados desta forma, independentemente de sua concentração de essências. A ANVISA faz essa classificação e determina que essa informação venha escrito na embalagem do produto.
O termo na embalagem “Desodorante Colônia” nunca deve ser confundido com a classificação de perfumes referente a concentração da essência (Eau de Cologne).
Por que o Traduções Gold é tão mais barato que os perfumes importados?
Essa é outra questão bem frequente que os consultores se deparam quando o cliente tem a percepção de um produto sem valor devido ao Traduções Gold ser um perfume com preço bem abaixo dos perfumes de grife importados.
No caso dos produtos estrangeiros, existem uma série de custos embutidos. São os custos de desenvolvimento do produto, custos de marketing (com campanhas de publicidade e propaganda), custos com intermediários (como distribuidores, atacadistas e varejistas) e custos de importação. Todos esses custos são embutidos no preço final do produto e o consumidor é quem paga por isso. Esse é o modelo de negócio mostrado abaixo:
Já no caso da Hinode, seu perfume é mais barato porque os custos embutidos no produto são menores. Os custos com o desenvolvimento do produto são mais baixos, pois as embalagens são todas padronizadas, não existem custos de publicidade e propaganda e os custos com intermediários são mínimos, pois o produto sai da fábrica direto pro distribuidor (o consultor Hinode) e depois pro consumidor final, como mostrado abaixo:
Portanto, a Hinode decidiu envasar as essências originais de perfumes em embalagens padronizadas mais econômicas e produzidas nacionalmente. Isso torna o Traduções Gold um perfume de qualidade com preço final muito mais acessível.
Quais os Cuidados Necessários com o Perfume?
Percebemos que um grande número de consultores que trabalham com perfumes não sabem a maneira apropriada para armazenar os perfumes que vendem. Armazenados de forma incorreta eles podem acabar estragando, e quando esses produtos forem comprados pelo cliente, estes vão ter a impressão que este é um produto ruim de baixa qualidade ou um produto falsificado.
Como você pode armazenar os perfumes de uma melhor forma? Compre uma bolsa térmica ou uma caixa de isopor com tampa (caso esteja usando um carro pra guardar os perfumes). A bolsa térmica vai proteger os perfumes do calor da rua e impedir que o perfume seja danificado. O isopor vai proteger os perfumes do calor, permitindo que você possa deixar os perfumes no carro quando sair pra vender.
E os cuidados com o produto não devem parar no consultor. Sem a informação correta o consumidor pode acabar estragando o produto e vai acabar fazendo uma propaganda negativa sobre a qualidade dele.
Por isso, o consultor deve orientar seu cliente sobre como armazenar corretamente seu perfume. Veja abaixo algumas dicas:
- No Brasil o clima não é nada agradável para conservar perfumes. O calor intenso faz o perfume ferver e isso altera a fragrância, o que estraga o perfume. Alguns clientes deixam o produto estragar dentro do carro e depois reclamam que o produto é de má qualidade.
- O banheiro é um lugar bem comum para guardar perfumes, mas não é o lugar correto. A umidade do chuveiro afeta diretamente na duração do perfume.
- Alguns clientes tem o hábito de deixar o perfume no porta-luvas do carro. Mesmo que o carro tenha ar-condicionado, o perfume será submetido a uma variação de calor e sofrer alteração de fragrância.
- O melhor modo é deixar o perfume guardado na embalagem original. Se a embalagem não estiver disponível, oriente o cliente a colocar o perfume dentro de um guarda-roupa fresco e escuro. Desse modo, o produto fica protegido do sol, da luz e da umidade.
É bom ter sempre em mente que devemos mostrar ao cliente que temos um produto de qualidade. Se não tivermos informações suficientes pra apresentar o produto, ou falharmos em tomar os devidos cuidados com sua integridade, estaremos causando no cliente uma má impressão sobre este excelente perfume.